EXCURSÃO CULTURAL - MAIS UMA EXPEDIÇÃO ARTÍSTICA - IDA AO TEATRO ALFA DIA 23/10/2009

PLANEJEI ESSA ATIVIDADE EXTRA-CLASSE PARA MEUS ALUNOS CONTEMPLANDO AS AÇÕES EXPRESSIVAS DO CADERNOS DO ALUNO VOLUMES 1,2 E 3 QUE ABORDAM O CORPO COMO SUPORTE NA MATERIALIDADE DA ARTE.
IREMOS SEXTA-FEIRA, DIA 23, AO TEATRO ALFA ASSISTIR A ESTRÉIA DA NOVA ENCENAÇÃO DA SÃO PAULO CIA DE DANÇA


Reiterando sua proposta de congregar nomes consagrados e novos talentos, a São Paulo Companhia de Dança recebe, no segundo semestre de 2009, mais uma obra em seu repertório. A artista convidada a criar uma peça, especialmente para a Companhia é a brasileira Daniela Cardim. Amplamente reconhecida e premiada como bailarina, Cardim tem um currículo que inclui atuação destacada no Balé Nacional da Holanda, onde ingressou há uma década. Sua pesquisa coreográfica busca novos limites para a técnica clássica.


A coreografia Gwana, obra do consagrado criador espanhol Nacho Duato, inspirada no universo étnico e religioso de uma confraria mística muçulmana do norte da África. De origem subsaariana, os gnawa incorporam cantos e danças às suas práticas espirituais, e Duato adotou, como base da coreografia, canções dessa comunidade. Gnawa dá continuidade à pesquisa iniciada em Mediterrânea, que assinala um interesse do artista espanhol pelos ritmos ancestrais da região. Gnawa estreou em 2005, e, como muitas das criações de Duato, busca um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo e entre o local, o particular (no caso, a cultura mediterrânea) e o universal, as questões simbólicas que renovadamente propõe a arte.


Completa o programa a nova versão de Polígono, que une o rigor clássico e a linguagem contemporânea. Criação do italiano Alessio Silvestrin com colaboração dos coreógrafos brasileiros Ricardo Scheir e Maurício de Oliveira, Polígono foi elaborada a partir da Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach revisitada pelo grupo belga Het Collectief, exemplificando nos movimentos a estrutura da música.



Passanoite (2009)


Coreografia: Daniela Cardim

Gwana (2005)


Coreografia: Nacho Duato


Obra para 14 bailarinos


Polígono (2008)


Coreografia: Alessio Silvestrin

Direção artística: Iracity Cardoso
 
VAMOS APRECIAR ESSA MARAVILHA DE ESPETÁCULO...
 
Prof. tiago Ortaet
 
Avalie, comente e adicione nosso blog estudantil, coletivo, artístico e cultural...

VEJA TAMBÉM

4 comentários