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ATENÇÃO - REPOSIÇÃO DAS AULAS DE ARTES

REPOSIÇÃO DE AULA DE ARTES NESSE SÁBADO PARA AS TURMAS DE QUARTA-FEIRA A TARDE Primeiramente quero deixar bem claro que essa reposição não é uma reposição de aulas oficial do Estado, tampouco faz parte do nosso calendário escolar, trata-se de uma decisão pessoal minha, por entender que essas turmas foram prejudicadas no conteúdo e experiências em ARTE nesse 3 bimestre, aja vista a quantidade de eventos que aconteceram as quartas-feiras: olimpíadas de matemática, conselho de classe, reunião de pais, feriados e uma quarta-feira que estive doente e não pude vir dar aula, por todos esses dias sem aulas de arte e atendendo aos tantos pedidos dos alunos, eu virei 2 sábado para termos aulas de arte dentro do Programa Escola da Família. A reposição NÃO é obrigatória, vem apenas quem quiser e puder! A autorização do Sr. Carlos (diretor) já foi concedida. Então não esqueça será dia 24 de Setembro das 14 às 17h.

MAIS IMAGENS DA AULA DE ARTES DESSA SEMANA - 8ªF EM FOCO

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Testes de Maquiagem para espetáculo performático

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Ao abordar em sala de aula o Design gosto muito de associar a questão estética com outras linguagens. Nesse sentido tenho proposto um teste de maquiagem com os alunos que se voluntariam a passar por essa transformação em sala de aula. 

DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “Viagem pela história do teatro” EDITADO PELA EQUIPE TRUPE ORTAÉTICA 2009 na semana que vem Na próxima semana a primeira hora de aula assistiremos o documentário que gravamos e editamos no 2º semestre de 2009. Trata-se do “Viagem pela história do teatro” um vídeo documental com recortes de diferentes épocas do teatro universal, desde a Grécia antiga até os dias atuais.

TEXTO TEÓRICO SOBRE A AULA PRÁTICA "MÁSCARAS"

Máscara Por  Professor Lindomar Atualmente é comum o uso da  máscara  como acessório em diferentes manifestações culturais, porém esta prática já acontecia em tempos remotos. Ao observarmos alguns povos ou tribos que ainda hoje mantêm suas tradições ritualísticas, percebemos exemplos vivos do quanto o uso da máscara possui um valor distinto no cotidiano dessas culturas. Nesses povos a máscara tem uma função mágica, ritualística, simbolizando na maioria das vezes, seres que possuem a capacidade de protege-los do inimigo, do desconhecido, livrando-os de doenças e proporcionando a vitória nas guerras. Também tinha a função de homenagear os deuses ou personifica-lo para que pudesse contribuir para uma melhor semeadura e colheita, assegurando a subsistência de toda a coletividade. Em todos os continentes, principalmente na área abaixo da linha do equador, encontramos culturas que preservam o uso da máscara em seus rituais sagrados. A máscara ritualística, na cultura oc...

SEXTA-FEIRA É DIA DE TEATRIX DA TRUPE ORTAÉTICA ESTUDANTIL

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Mais uma sexta em que nos unimos pra falar de maneira performática sobre algum assunto que discutimos em sala de aula. Dessa vez fizemos um manifesto “VC TEM FOME D Q?” com abdomens pintados, pratos e questionamentos aos demais alunos na hora da saída.

REPOSIÇÃO DE AULA DE ARTES NESSE SÁBADO PARA AS TURMAS DE QUARTA-FEIRA A TARDE

Primeiramente quero deixar bem claro que essa reposição não é uma reposição de aulas oficial do Estado, tampouco faz parte do nosso calendário escolar, trata-se de uma decisão pessoal minha, por entender que essas turmas foram prejudicadas no conteúdo e experiências em ARTE nesse 3 bimestre, aja vista a quantidade de eventos que aconteceram as quartas-feiras: olimpíadas de matemática, conselho de classe, reunião de pais, feriados e uma quarta-feira que estive doente e não pude vir dar aula, por todos esses dias sem aulas de arte e atendendo aos tantos pedidos dos alunos, eu virei 2 sábado para termos aulas de arte dentro do Programa Escola da Família. A reposição NÃO é obrigatória, vem apenas quem quiser e puder! A autorização do Sr. Carlos (diretor) já foi concedida. Então não esqueça será dia 24 de Setembro das 14 às 17h.

CONTINUAÇÃO DA AULA DA SEMANA PASSADA SOBRE DESIGN – BAUHAUS

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A  Staatliches-Bauhaus  (literalmente,  casa estatal da construção , mais conhecida simplesmente por  Bauhaus ) foi uma escola de design ,  artes plásticas  e  arquitetura  de  vanguarda  que funcionou entre  1919  e  1933  na  Alemanha . A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado  Modernismo  no  design  e na  arquitetura , sendo a primeira escola de design do mundo. A escola foi fundada por  Walter Gropius  em 25 de abril de 1919, a partir da reunião da  Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas  . A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura,  artesanato , e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a  Segunda Guerra Mundial . Gropiu...

UMA OBRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA - OBJETO

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O CONCEITO DA OBRA DE ARTE É MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE A ESTÉTICA DO OBJETO ARTÍSTICO; MINHA INTENÇÃO É FAZER PENSAR... E AI O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE O QUE VIU??

LETRA DA MÚSICA "PERFEIÇÃO" PARA ESTUDOS DE CENA - Trupe Ortaética Estudantil

Perfeição - Legião Urbana Estudos de Cena da Trupe Ortaética Estudantil 2011 Composiçã do GENIAL Renato Russo Vamos celebrar a estupidez humana; a estupidez de todas as nações. O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões... Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão. Vamos celebrar nosso governo E nosso estado que não é nação... Celebrar a juventude sem escolas, as crianças mortas; celebrar nossa desunião... Vamos celebrar Eros e Thanatos, Persephone e Hades; vamos celebrar nossa tristeza, vamos celebrar nossa vaidade... Vamos comemorar como idiotas a cada fevereiro e feriado, todos os mortos nas estradas, os mortos por falta de hospitais... Vamos celebrar nossa justiça, a ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, o voto dos analfabetos. Comemorar a água podre e todos os impostos, queimadas, mentiras e seqüestros... Nosso castelo de cartas marcadas, o trabalho escravo, nosso pequeno universo; toda a hipocrisia e toda a afeta...

ROTEIRO DE AÇÕES CÊNICAS DO ESPETÁCULO PERFEIÇÃO

CENAS E AÇÕES CÊNICAS DO ESPETÁCULO PERFEIÇÃO – TRUPE ORTAÉTICA 2011 1ª) Rito Indígena – Índios ocupando território 2ª) Invasão Portuguesa 3ª) Índios robotizados (Controle da situação) 4ª) Marchando e deixando palco – 5ª) Menino e menina (policiais cercando) 6ª) Cena Solo – Ao encontro do corpo da criança 7ª) Grupo Tristeza (compadecidos velando criança) 8ª)Grupo Vaidade (indiferentes ao caso) 9ª) PLACAS “O descaso e o desafeto com as crianças são sistêmicos” “ARTIGO DO ECA” 10ª) Entrega da criança aos pés do anjo 11ª) Ônibus (Gargalhada) 12ª) Ônibus (Primeira parada – muita alegria, carnaval) 13ª) Ônibus (Acidente) 14ª) Invadindo Platéia (Muitos balões, confetes e serpentinas – interação) 15ª) Passista do Samba (Retorno pro palco) 16ª) Mortos nas estradas (Acidente – atropelamento) 17ª) Justiça (Balança sendo desequilibrada por um saco de dinheiro) 18ª) Preconceito (Dança do casal mascarado) 19ª) “Vote Neu” (Placa do candidato e voto dos analfabetos) 20ª) Água Podre 21ª) Trabalho...

REGISTRO DE UM DE MEUS PROCESSOS DE CRIAÇÕES EM ARTE CONTEMPORÂNEA

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“E...Ternos” Parangolés Contemporâneos A série – pesquisa pessoal, intima, artística e produção Entrelaçado a uma série de objetos e imagens que compõem toda uma pesquisa poética, as vestes que ofereço ao publico são mostras dos limites entre o aceito e não aceito pelo sistema formal da sociedade, o claro e o escuro, a profusão de massas coloridas e a unidade vazia do lado de dentro das vestes. “O excesso de algo é o grito pela falta de outro” Além desses conceitos próprios, estão ao meu dispor de maneira muito latente a presença da figura masculina na infância ou a falta que isso faz. A solidão de um objeto que automaticamente precede na imagem mental de cada espectador, um ser humano ocupando aquele espaço e um espelho da alma ingênua (De criança) que identifica através de simples marcas, uma série de momentos de ternura fazendo de cada um desses objetos mensagens dúbias, umas gritam, outras sussurram. Eternizar um simbolismo da imagem paterna pode ser recurso peculiar d...

VIGOTSKY (para professores)

VYGOTSKY Sua teoria posta em nossa prática... Vygotsky defende que a criança aprende para depois desenvolver, sendo o professor o mediador entre aluno e o objeto de conhecimento. Ao meio de três pensamentos paralelos, não absolutamente verossímeis, porém propositivos na busca de maneiras eficazes para as práticas pedagógicas, temos então como eixos de debates o empirismo: Corrente que defende que as pessoas nascem como um copo vazio e a medida que estabelecem relações com as experiências humanas vão se perfazendo de ensino a cada dia. Outra vertente também combatida por Vygotsky é a inatista pela qual acredita-se que o individuo já nasce dotado de suas características emocionais e inteligência pré determinadas. O pesquisador e estudioso Bielo Russo gerou uma resenha diante das duas visões apresentadas. Ele resultou numa alquimia da educação, a sociointeracionista, ele parte do pressuposto de que o desenvolver de cada um é fruto das experiências vividas, mas a maneira de aprender de ...

FIT'S VMG

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Então imagine o comercial do chicletinho JAPONÊS na TV, rsrs VEJA :

MATÉRIA SOBRE ARTE NO JORNAL NACIONAL - interessante

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/feira-no-rio-reune-700-obras-de-grandes-nomes-da-arte/1625628/ CLIQUE NO LINK ACIMA OU COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR PARA ASSISTIR A MATÉRIA

VIDEOS DE CAMPANHAS SOCIAIS INTERNACIONAIS - ESTUDOS DO VMG * indicação da mãe do Anton e Yuri

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EMENTA DO CFW11

Trabalho de Artes 3º bimestre Continental Fashion Week – 2011 CFW11 Em mais uma edição o CFW desse ano discutirá a relação entre moda e artes plásticas O trabalho consiste na elaboração estética de uma vestimenta sob os seguintes critérios: ·          Tema do CFW11: roupas inspiradas em obras de arte de artistas plásticos de qualquer época ou nacionalidade. ·          Grupos de até 5 pessoas. ·          Atentar para o processo de criação: pesquisas virtuais - idéias – esboços – desenhos – escolha de materiais – confecção e criação – exposição – desfile. ·          Pelo menos 1 representante de cada grupo precisa desfilar com a roupa criada. ·          Os demais integrantes do grupo que não desfilarão, devem se organizar para auxiliar na instalação...