DIREÇÃO ESCOLAR INFORMA: URGENTE - NORMAS DE CONVIVÊNCIA 2012


SUBSECRETARIA DE ARTICULAÇÃO REGIONAL – DIRETORIA DE ENSINO REGIONAL GUARULHOS NORTE

EE PARQUE CONTINENTAL – GLEBA I

COMUNICADO Nº 02/12: AOS PAIS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO

ASSUNTO: INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES SOBRE O ANO LETIVO                                 DATA de ENVIO: 06/02/2012
Prezados Pais,
O retorno de nossos alunos preenche a Escola Parque Continental – Gleba I de alegria e vida. Desejamos que os alunos e pais, veteranos e novatos, sintam-se especialmente acolhidos e tenham uma agradável e produtiva convivência. A Escola Parque Continental apresenta, neste início de ano letivo, um conjunto de informações  e orientações relativas às normas de funcionamento imprescindíveis à organização e à segurança da vida coletiva da nossa Escola.
Solicitamos que os senhores leiam atentamente esta circular guardando-a para futuras consultas.
HORÁRIO ESCOLAR
Pontualidade e frequência: O respeito pelos horários e frequência assídua são muito importantes  para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Desenvolver este hábito é essencial para o sucesso escolar e a formação do cidadão. Quando o aluno precisar faltar ou chegar atrasado, comunique à Coordenação da Escola e somente entrará acompanhado dos pais.

PERÍODO DA MANHÃ: 7:00 ÀS 12:30 hs – PORTÃO ABRE ÀS 6:50hs e FECHA ÀS 7:00 hs
PERÍODO DA TARDE: 13:00 ÀS 18:30 hs – PORTÃO ABRE ÀS 12:50hs e FECHA ÀS 13:00 hs
PERÍODO NOTURNO: 19:00 ÀS 22:45 hs – PORTÃO ABRE ÁS 18:50hs  FECHA ÀS 19:00 hs

NOTURNO: ENTRADA NA 2ª. AULA, SOMENTE COM DECLARAÇÃO DE TRABALHO, APÓS ANÁLISE DA COORDENAÇÃO. ESTES ALUNOS DEVERÃO COMPENSAR TAIS AUSÊNCIAS COM AULAS AOS SÁBADOS.

Observações:  Os alunos só podem sair antecipadamente da escola com autorização dos pais e acompanhados pelos mesmos.

TRAJE ESCOLAR E PERTENCES PESSOAIS
- O aluno deve comparecer à Escola com roupas adequadas para o ambiente escolar. Não é permitido mini blusas, mini shorts e mini saias. É obrigatório o uso de tênis nas aulas de Educação Física.
- Bonés, chapéus não fazem parte das vestimentas, além de muitas vezes ser razões de conflitos, portanto, não são permitidos.
- O aluno não deve trazer para a Escola, objetos pessoais e que não sejam pertinentes ao ambiente escolar, de grande valor pessoal ou econômico, como por exemplo: jogos eletrônicos, mp3, máquinas fotográficas, etc. A escola não se responsabiliza por perda ou danos causados a esses materiais.
- Os telefones celulares devem ser evitados. Seu  uso é restrito aos horários de entrada, intervalo e saída. Não é permitido o uso em sala de aula. A escola não se responsabiliza por perda ou danos causados a esse material.
Observações: O responsável que necessitar falar com o filho durante o horário de aula deve manter contato com a escola. Não faça contato pelo telefone celular do aluno.

MATERIAL ESCOLAR
O material escolar (livros didáticos, livros paradidáticos, caderno do aluno),  foi especialmente elaborado para melhor aproveitamento do ano letivo.
É essencial e de suma importância que todo material solicitado pelo professor, seja trazido pelo aluno, incluindo lápis, borracha, canetas, cadernos.

SAÚDE E BEM-ESTAR
Quando o aluno apresentar febre, mal-estar ou alguma doença, ou apresentar doença-infecto-contagiosa,  não deve comparecer às aulas até que se encontre reestabelecido. É fundamental que a família comunique-se com a escola e apresente atestados médicos para que receba orientações do coordenador. É importante também que no caso do aluno necessitar tomar medicamentos, evite os horários escolares, pois a escola somente autorizará o medicamento, mediante prescrição médica.
Em casos de acidentes na escola, como quedas ou alterações de saúde, os pais serão comunicados imediatamente, para comparecer à escola, portanto, é fundamental que o contato (telefone e endereço) estejam sempre atualizados.


SISTEMA DE PROMOÇÃO
Média mínima bimestral: 5,0 (cinco), sendo que a promoção dar-se à mediante a progressão ou evolução do rendimento escolar em cada componente curricular.
A frequência mínima é de 75% das aulas dadas em cada componente curricular. Os  pais serão comunicados diariamente à ausência do aluno, devendo comparecer a escola e justificar.
O aluno será avaliado bimestralmente por no mínimo 2 (dois) instrumentos diferentes, além da avaliação do professor, haverá avaliação da escola (provão) e da Secretaria da Educação (governo).

TAREFAS, TRABALHOS E AVALIAÇÕES
As tarefas são diárias e muito importantes para a progressão dos estudos.
Os trabalhos escolares são solicitados com antecedência e devem ser entregues dentro do prazo estabelecido e observando as orientações e normas definidas pelo professor.
Os responsáveis devem acompanhar e apoiar seu filho na realização de tarefas e trabalhos escolares. Não devem fazê-los por ele.
As avaliações são contínuas, formativas, processuais e diagnósticas. Todas as atividades pelo aluno fazem parte do processo avaliativo.
As ausências em avaliações previamente marcadas devem seguir as orientações:
1- O aluno ou o responsável deve justificar o motivo da ausência na coordenação, entregando o comprovante da ausência (atestado médico, convocação para serviço militar ou atestado de óbito de familiares), IMEDIATAMENTE AO RETORNO ÀS AULAS.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO
SECRETARIA:         8:00 às 12:00 hs e das 15:00 às 20:00 hs                                                    FONE: 2485-8664 e 2451-8100
PROFESSORES:    terça-feira 12:00 às 12:30 (alunos que estudam a tarde)
                                  14:00 às 14:30hs ( alunos que estudam de manhã)
                                                  18:00 às 18:30 (alunos que estudam à noite)


COMUNICAÇÃO
A educação só poderá existir se família e escola caminharem juntas.
São encaminhados aos pais: circulares, comunicados, autorização de atividade externa, convocação.
Bimestralmente há reuniões de pais, como também é disponibilizado o Boletim do aluno no site da educação (wwww.educacao.sp.gov.br), para que possam acompanhar o rendimento escolar dos filhos.
Importante: Comparecer nas reuniões e atender aos chamados da escola, independente da série do filho.
É imprescindível que possamos nos comunicar com os pais ou responsáveis de forma fácil e eficaz. Em caso de mudança de endereço ou número de telefones, a atualização deve ser comunicada o mais rápido possível à secretaria escolar.

PAIS VOLUNTÁRIOS e ALUNOS VOLUNTÁRIOS
Pai voluntários: auxiliam inspetores e professores a zelar pela boa convivência escolar, bem como reforçar laços familiares, além de assistir as aulas e acompanhar a vida escolar do próprio filho. CANDIDATE-SE E FAÇA PARTE DESTE PROJETO.
Alunos voluntários: auxiliam inspetores e professores a zelar pela boa convivência. O trabalho é realizado no contraturno  do horário escolar do aluno e deverá apresentar rendimento satisfatório em todos os bimestres.

DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR/MATRICULA
Os responsáveis deverão trazer todos os documentos necessários para regularização da vida escolar do aluno, tais como: documentos pessoas, comprovantes de residências, Histórico escolar, laudas médicas.

ALUNOS DO NOTURNO: Todos deverão trazer declaração de trabalho até 15/02/2012, valendo para análise de entrada na segunda aula, como também para aulas de EDUCAÇÃO FÍSICA.
Os alunos que não estejam trabalhando é obrigatória a frequência às aulas no contraturno.

Sem mais, colocamos à inteira disposição para esclarecimentos.
A Direção

VEJA TAMBÉM

0 comentários