RELATÓRIO SEMANAL - OFICINAS ARTÍSTICAS

RELATÓRIO SEMANAL 

15 e 17 de agosto de 2024

O primeiro encontro de prática teatral nesse semestre aconteceu com a estreia do nosso linóleo (piso emborrachado profissional para prática de dança e teatro) proporcionando maior conforto e segurança nas nossas aulas.

Também ampliamos nossa identidade visual com mais um backdrop e banner. A parte da alimentação também foi reforçada para atender as quase 70 crianças da turma de sábado e a turma de adolescentes e adulto às quintas-feiras.

 Ø  METAS DA TURMA DE DANÇA INFANTOJUVENIL

 * Conhecimento de nível iniciante a intermediário de dança, em específico jazz dance, ballet clássico e elementos da dança contemporânea;

* Desenvolver autoconfiança para dançarem em público;

* Serem capazes de criar pequenas sequências coreográficas;

* Melhorar o condicionamento físico de forma consciente.

 Para alcançar essas metas os aprendizes serão instrumentalizados com um ciclo de atividades de pesquisa:

 Técnicas

* Principais elementos: pivot torn, pequenos saltos, posições de pés e braços, deslocamentos, piruettes, molinetes, movimentações de troncos e ondulações.

Obs. O objetivo do curso é que todos saiam entendendo o alinhamento correto onde com tempo amplitude e quantidade do movimento vai aumentando automaticamente.

Expressão Artística

* Principais elementos: aprender e decorar sequências coreográficas conseguindo colocar intenção nos movimentos, fazer com que entendam o motivo e a forma de ligar as movimentações, criem em duplas, trios e individualmente sequências curtas utilizando de movimentações que já conhecem.


Condicionamento Físico

* Principais elementos: Fortalecimento e alongamento dos principais grupos musculares (abdômen, braços, pernas e costas) protegendo as articulações de possíveis lesões.

 

Toda a oficina será pensada para proporcionar maior desenvoltura no mundo da dança, propiciando cuidado com a saúde e objetivando que os alunos sejam:

“Capazes de expressar-se e de expressar seu mundo; mas também ser capaz de agir, modificando esse mundo” Nidelcoff, Maria Teresa. “Uma escola para o povo”

 

Isabelly Cristina Batista de Freitas

Professora de Dança e formanda em pedagogia pela USP

 

Ø  TURMA DE TEATRO ADULTO

 * conhecimento da potencialidade da expressão corporal, facial e vocal de modo a compor personagens;

* desenvolvimento de comunicabilidade e dinâmica de palco para se apresentar em público;

* improvisação de cenas curtas e criatividade na composição;

 Para alcançar essas metas os aprendizes serão instrumentalizados com um ciclo de atividades de pesquisa:

 * Jogos teatrais (método Viola Spolin)

* Improvisação (método Augusto Boal)

* Criação de personagens (método Stanilavisky)

* Expressão Corporal (método Pina Baush e Rudolph Laban)

* Contextualização artística (Método Proposta Triangular Ana Mae Barbosa)

 Para essa turma, a pesquisa, produção e ensaios já foram definidas com o espetáculo “PEDRAnoLAGO – acerca de infâncias roubadas” uma simbiose teatral que aborda negligências e violações de direitos de crianças e adolescentes utilizando da performance e teatro contemporâneo para sensibilizar a plateia, a convidando para o jogo simbólico apresentado no palco.

 Ø  METAS DA TURMA DE TEATRO INFANTOJUVENIL

 * conhecimento da potencialidade da expressão corporal, facial e vocal de modo a compor personagens;

* desenvolvimento de comunicabilidade e dinâmica de palco para se apresentar em público;

* improvisação de cenas curtas e criatividade na composição;

 Para alcançar essas metas os aprendizes serão instrumentalizados com um ciclo de atividades de pesquisa:

 * Jogos teatrais (método Viola Spolin)

* Improvisação (método Augusto Boal)

* Expressão Corporal (método Pina Baush e Rudolph Laban)

* Contextualização artística (Método Proposta Triangular Ana Mae Barbosa)

Nas quatro turmas recebemos aprendizes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diferentes níveis de suporte, bem como crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A equipe está empenhada em não apenas acolher bem esses participantes, como incluí-los de forma ativa nas produções.

 Na próxima semana daremos início ao acompanhamento individualizado, contatando os responsáveis de cada um dos aprendizes para aferir o desenvolvimento e satisfação deles quanto as oficinas.

 Em reunião semanal de equipe estamos planejando uma festa cultural para o mês de outubro onde cada um dos aprendizes poderá trazer dois convidados para celebrarmos juntos essa jornada de aprendizado. A “maniFESTA” será uma festa à fantasia onde todos deverão estar trajados como personagens de cinema.

 Em todas as turmas tivemos a presença do nosso diretor Tácio Watanabe, apresentando o projeto e acolhendo os novos participantes. Uma maneira de demonstrar nossa unidade pedagógica em prol do desenvolvimento de todos os aprendizes.

 

                            _______________

Tiago Ortaet

Arte/educador, especialista em linguagens da arte pela USP










Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES