RELATÓRIO SEMANAL - OFICINAS ARTÍSTICAS

RELATÓRIO SEMANAL

10 de agosto de 2024

 O encontro especial de abertura do semestre contou com mais de 150 pessoas na sede da Associação Hamburgada do Bem e reuniu aprendizes e familiares das quatro diferentes turmas.

 


A aula inaugural aconteceu sob um clima de muito entusiasmo e alegria, principalmente tendo os aprendizes veteranos (do semestre passado) acolhendo os recém-chegados.

 Tivemos uma abstenção de cerca de 20% dos selecionados e como a presença no primeiro encontro era parte do processo de seleção, aprendizes da lista de espera já foram convocados para ocupar o lugar dos faltosos desistentes, salvaguarda os que justificaram a ausência.

 Apresentamos a equipe de trabalho aos presentes (professores, coordenação, apoio e direção) e dialogamos para a compreensão da importância de um projeto como esse, bem como explicamos sua metodologia, histórico, objetivos, avaliação e regras. Nesse diálogo pudemos apresentar também os patrocinadores do projeto.

 A proposta desse evento que marcou a largada para uma nova fase do projeto foi justamente explicar cada um dos itens do nosso código de ética, abrir o microfone para todas as dúvidas que surgissem, efetivar a matrícula das crianças e adolescentes, assinar o termo de direito de imagem e integrar as turmas.

 Dentre os tópicos discutidos com os pais e responsáveis estavam:

 Código de Ética

 Esse projeto é idealizado e coordenado a partir de um sólido compromisso com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), da Constituição Brasileira (1988), da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e do Estatuto da Juventude (2013), promovendo o respeito pelos direitos das crianças, adolescentes e jovens e assegurando a implementação dessas diretrizes.

 Sobre disciplina:

 * A prática artística exige rigor disciplinar para o bom desenvolvimento dos aprendizes.

 * Por ser uma produção cultural essencialmente coletiva, todo participante e seus responsáveis devem ter ciência de que cada ação individual impacta no grupo como um todo, nesse sentido, fica pactuado o seguinte acordo:

 * Para o melhor aproveitamento da experiência teatral, atrasos não são tolerados. As aulas iniciam pontualmente no horário estabelecido. Os responsáveis devem levar/buscar as crianças/adolescentes no horário combinado.

 * Faltas só serão abonadas com atestado médico ou justificativa plausível.

 * O aluno que faltar três vezes sem justificativa perderá a vaga e será convocada a próxima pessoa da lista de espera.

 * Conflitos pessoais de qualquer natureza devem ser comunicados imediatamente ao educador da oficina.

 * Qualquer conflito vivenciado ou presenciado será mediado pelo educador a fim de promover uma comunicação não violenta.

 * Caso seja necessário, os pais ou responsáveis poderão ser convocados para participarem dessa mediação.

 * A oficina tem duração de 4 meses e somente será oferecido certificado aos aprendizes que tiverem pelo menos 70% de presença.

 Sobre inclusão:

 * Temos uma proposta pedagógica inclusiva, assim após avaliação do educador o conteúdo poderá ser adaptado.

 * É dever dos responsáveis comunicar, no primeiro dia de aula, quaisquer outras necessidades especiais.

 * Não serão tolerados tratamentos discriminatórios de nenhuma natureza, falas preconceituosas ou bullying, tanto no espaço de aula, quanto no espaço virtual.

 Sobre comunicação:

 * Há um grupo de whatsapp referente a essa turma com o objetivo de agilizar a comunicação entre o professor e os aprendizes. O grupo é exclusivamente para assuntos pertinentes à formação artística e cultural.

 * Há um número de WhatsApp exclusivo do projeto que pode ser acionado sempre que preciso: (11) 99245-1421

 * É dever do aprendiz (e no caso de menor, dos responsáveis) acompanhar a agenda de anotações, o grupo de WhatsApp e as redes sociais do projeto para estar ciente dos comunicados semanais.

 * Não há restrição temática no processo de criação artística, todavia as produções serão baseadas em classificação etária.

 * Há constante registro de imagem dos participantes em atividades da oficina com o propósito de divulgação do projeto. 

* É muito importante que os aprendizes e seus familiares interajam nas redes sociais do projeto: @hamburgadadobem e @trupeortaetica essa atitude valoriza o projeto e o esforço de cada um dos aprendizes.

 * Quando houver atividades externas de pesquisa e difusão cultural. As mesmas serão comunicadas previamente para autorização dos responsáveis.

 Sobre organização e vestimentas:

 * Importante o estudante trazer um bloco de anotações, uma caneta, garrafinha d`água e toalha de rosto.

 * Atenção para roupas inadequadas para prática teatral: calça jeans, macacão, saias, mini-blusas ou qualquer vestimenta que impossibilite ou prejudique a mobilidade do corpo. Adequados: moletom, shorts, camiseta, legging, etc.

 * Haverá reuniões de pais bimestrais para tratar dos avanços e desafios das aprendizagens.

 * Semanalmente um dos estudantes levará para casa o “LIVRO DE MEMÓRIAS DAIKI” onde ele deverá registrar livremente suas impressões do encontro anterior. O livro deverá ser entregue impreterivelmente no encontro seguinte.

 Sobre alimentação: 

* Oferecemos alimentação gratuita durante a oficina para ser consumida somente durante o intervalo das aulas.

________________________________________________________________________________________________________________________

 Foi destacado ainda que o não cumprimento de qualquer dos tópicos acordados nesse documento inviabiliza o prosseguimento no projeto.

Após a leitura de todos os tópicos acima, aprendizes e seus familiares puderam expressar suas considerações, dúvidas, críticas, elogios e sugestões.

 Em seguida exibimos o documentário “Fala Jovem” produzido no primeiro semestre com depoimentos dos aprendizes sobre o processo de criação artística e a transformação que o teatro tem causado na vida deles. 

 Realizamos a “dinâmica do papel amassado” com todos os presentes, inclusive com a participação dos pais e responsáveis, na perspectiva de que se atentem para a potencialidade da criança ser ouvida a partir de uma escuta-ativa, de ser inserida em contextos respeitosos e que privilegiem a empatia, a criatividade. A proposta da dinâmica também consistiu em alertar para a permanente vigilância de evitar comunicações violentas no nosso cotidiano.

 Na etapa final do encontro houve sorteios de diversos presentes, dentre eles livros, bonés, camisetas, copos e agendas personalizadas. Foi servido um café da tarde à todas e todos.

Ø  TURMA DE TEATRO INFANTOJUVENIL

Essa grande turma tem aproximadamente 70 crianças e adolescentes e devido ao enorme contingente, a mesma será distribuída em dois núcleos teatrais, para melhor acompanhamento dos aprendizes, sendo um núcleo de veteranos (que protagonizará o espetáculo de natal e encenará esquete de humor como atividade complementar) e o outro, núcleo de novos aprendizes (que fará a iniciação teatral, criará esquete e fará participação no espetáculo de natal).

 Ø  TURMA DE DANÇA INFANTOJUVENIL

Essa turma é caracterizada por ser responsável em criar as coreografias do espetáculo de natal que será apresentado em dezembro.

 Ø  TURMA DE TEATRO ADULTO

Essa turma é bastante diversa com jovens, adultos e idosos. A ideia é que a turma produza um espetáculo-reflexão social sobre a violações de direitos das crianças e adolescentes.

                     Tiago Ortaet

Arte/educador, pós-graduado em linguagens da arte pela USP

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES