PROVÃO DE ARTES - NA ÍNTEGRA (ANTES DE SUA APLICAÇÃO) - VALE REVALIDAR UM PENSAMENTO ORTAÉTICO: PROVA NÃO PROVA NADA, POR ISSO A GENTE SUBVERTE... ESSE É O SEU ROTEIRO DA "RE-VISITAÇÃO DAS VIVÊNCIAS EM ARTE" DELICIA-SE!


E.E. PARQUE CONTINENTAL GLEBA I
Nome: ______________________________________________nº___________ Série:_________
Disciplina: ARTE        Professor: Tiago Ortaet                      Data: 27/06/2013     NOTA:


1) Foi estudado em sala de aula a obra “Enterro na rede” do artista brasileiro Cândido Portinari. Essa obra pertence a um importantíssimo movimento da história da arte no Brasil. Qual movimento é esse?


A – Arte Contemporânea

B – Impressionismo

C – Modernismo

D – Pré-história





2) Wellington Nogueira foi o grande idealizador do projeto “Doutores da Alegria” difusão de um novo conceito social da arte do CLOWN (palhaço). Ao mesmo tempo investigamos o texto “Há de ver a vida com olhos de criança” do artista Francês Henry Matisse em sala de aula, dentro do ciclo de experimentações em desenho. (Ambas situações postadas também no Blog Continental Cultural). Nesta fase de estudos estéticos desenvolvemos exercícios na série “Tateando o imaginário” explorando a construção na desconstrução do desenho. Levando em consideração nossos estudos, qual o paralelo entre as atividades? Ou seja, qual a relação entre as elas?

A – Sensibilidade do olhar para a construção artística e a ruptura de padrões sociais e estéticos na criação.

B – A evolução da história da arte, onde o olhar adulto deve sempre interferir na construção.

C – A ideia de que não há critério nenhum para construir artisticamente

D – Nenhuma das alternativas


3) Uma das mais importantes e famosas séries do artista modernista Cândido Portinari que retrata a migração do Brasil e a escassez do sertão nordestino foi explorada em sala de aula e incentivada a sua pesquisa virtual para maior conhecimento. Qual o nome dessa série de trabalhos do artista?


A – “Funebres”

B – “Retirantes”

C – “Nômades”

D – “Transitores”


4) No Longa Metragem Brasileiro “Faroeste Caboclo” o tráfico de drogas é tema principal da história retratada por qual compositor, banda e década?

obs.: mesmo quem não assistiu o filme tem condições de responder.

A – Herbert Viana, Paralamas do Sucesso, década de 90

B – Dinho Ouro Preto, Capital Inicial, década de 80

C – Renato Rocha, Plebe Rude, década de 70

D – Renato Russo, Legião Urbana, década de 80


5) O evento “VIRADA CULTURAL – ACAMPAMENTO DAS ARTES” vai para sua quinta edição em nossa escola e contempla a arte de uma forma complexa e plural. Quais as principais características defendidas pelo professor para manter o evento?


A – Diversidade e pertencimento da escola

B – Multiculturalidade e tolerância na convivência

C – Cultura de Paz e protagonismo estudantil

D – Todas as alternativas estão corretas


6) Uma frase muito utilizada como norteadora do trabalho artístico do Coletivo Trupe Ortaética é um pensamento do teatrólogo Augusto Boal que diz “Teatro não pode ser apenas um evento é forma de vida. Atores somos todos nós e cidadão não é aquele que vive em sociedade, mas que a transforma” Nesse sentido relate seu entendimento acerca dessa frase.

RESPONDA A 6 NO VERSO


7) Discutimos em sala de aula que CRÍTICA DE ARTE não necessariamente é um especialista que vai falar mal de alguma obra ou produção artística. A crítica pode ser favorável ou não e leva em consideração diferentes aspectos que envolvem a obra. Regija uma breve crítica sobre AS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS de sua escola, se colocando como centro participante de tais ações.

RESPONDA A 7 NO VERSO

8) O estudante Allan Aguiar do 2ºA postou essa imagem no facebook devido pesquisas iniciadas nas aulas de ARTE. Esse é um desenho de “Vince Low” considerado “a arte do rabisco”. Em sala de aula foi explicado sobre a característica subversiva da ARTE CONTEMPORÂNEA em se apropriar de qualquer coisa e transformar em arte. Como é o caso das obras do artista VIK MUNIZ também citado como artista que constrói muitas de suas obras com lixo. Portanto é correto afirmar que:

A – Tudo é arte, quem define isso é o artista

B – Tudo pode vir a ser arte, quem define isso é o artista

C – Tudo é arte, quem define isso é a crítica de arte

D – Tudo pode vir a ser arte, quem define isso é a crítica


9) “EU SOU LUGAR SOU EU” é o mote de uma instalação contemporânea do Professor Ortaet exposta em São Paulo/BR e Porto/PT e tornou-se exercício poético em sala de aula. Explique o processo de construção do texto que você redigiu.

RESPONDA A 9 NO VERSO

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES