Professores da rede municipal visitam Museu Afro Brasil

O acervo do museu conta com mais de 6 mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas desde o século XVIII até os dias de hoje. Entre as obras apresentadas estão peças de arte, personalidades negras, como também ferramentas da época da escravidão que ilustram a tecnologia dos africanos usada a serviço dos portugueses.
Os professores que participaram do curso, em sua maioria, visitavam o museu pela primeira vez e ficaram surpresos com a quantidade de material, sobretudo com a história não contada nos livros didáticos que podem influenciar na construção positiva da identidade de crianças negras e no combate ao racismo.
O curso, que teve carga horária de 30 horas, é uma parceria da subsecretaria de Igualdade Racial com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP. Esse trabalho conjunto visa oferecer formação aos professores, introduzindo conhecimentos da história africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Para 2018, estão previstas novas edições do curso, para a superação do racismo e promoção da igualdade racial.
Imagens: Divulgação
Comentários