POR FALAR EM FASHION WEEK... ALGUNS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COGITAM POSSIBILIDADE DE CURSAR MODA...

Curso de Produção de Moda
O bacharelado de Moda tem a duração de quatro anos. Algumas das disciplinas são Cultura da Moda, História da Arte, Desenho e Estilismo. Cada escola pode oferecer habilitações diferentes, como, por exemplo, Design e Modelagem e Negócios e Gestão de Moda. Na opinião de Michelle, “o curso de Moda, bem como as matérias ministradas na faculdade, ainda são totalmente voltados para quem quer atuar na área de estilo (designers de moda e estilistas). O legal é fazer um curso específico para produtor.”

O que é preciso para ser produtor de moda
Ser organizada. “Sem organização, você enlouquece!”, conta a produtora, enfatizando a responsabilidade que este profissional tem ao lidar com objetos que não são dele. “Se sumir ou estragar algo, a responsabilidade é do produtor”, completa.

Dia a dia de um produtor de moda
Rotina é uma palavra que não existe na vida de uma produtora de moda. “Às vezes, começo o meu dia às 11h e trabalho até a noite! Em outros dias, começo a trabalhar às 4h! E também não temos hora para terminar, já trabalhei 18 horas seguidas!”, conta a produtora.

Mercado de trabalho para produção de moda
O mercado, apesar de grande, já está um pouco saturado para aqueles que querem trabalhar com moda feminina. A moda infantil, masculina, praia e lingerie precisa de mais profissionais. Consultores de moda, que orientam o cliente a vestir-se adequadamente em determinadas ocasiões, são atualmente bastante procurados. Nesta mesma área, também tem a procura de famosos e pessoas públicas por este tipo de profissional.

Salário médio de um produtor de moda
Geralmente ganha-se por trabalho feito e não um salário fixo ao final do mês. O cachê varia de acordo com a empresa que contrata. Trabalhos publicitários pagam mais do que editoriais de revista, por exemplo. O cachê inicial de publicidade é, em média, R$ 1 mil e, para revistas, R$ 400 por editorial.

Onde trabalha um produtor de moda
Gerenciar a compra de coleções de roupas em lojas e coordenar equipes de estilo em confecções; produzir fotos para editoriais de veículos de comunicação, catálogos, exposições e anúncios publicitários; trabalhar como personal stylist.

Curso tecnológico de Moda
Algumas escolas também oferecem o curso tecnológico de Moda, com menor duração do que o bacharelado. A diferença principal entre os dois cursos é a ênfase dada à teoria da área. Enquanto o bacharelado aprofunda-se na parte teórica da moda, o tecnológico parte de uma vez para as disciplinas práticas, como Criação de Roupas, Corte e Costura e Modelagem.

Comentários

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES