UM POUCO DO QUE APRENDEMOS NESSE ANO DE 2009

Escola Estadual Parque Continental Gleba I
Resumo do Conteúdo Programático e das Atividades Desenvolvidas
Disciplina ARTE - Professor: Tiago Geraldo do Nascimento (Tiago Ortaet)

1º BIMESTRE


• Fevereiro
a) Explicação das regras “ortaéticas” em sala de aula e contrato de parceria para o ano letivo
b) DINÂMICA TEATRAL DE APRESENTAÇÃO
c) Discussão dos parâmetros da ARTE na sociedade
d) Jogo de palavras na lousa (citadas pelos estudantes) e debate sobre as linguagens artísticas
e) Algumas definições do que é Cultura de Massa, Cultura Erudita e Cultura Popular
f) Exercício Prático: “MAPA DE APROXIMAÇÃO CULTURAL”
g) Postagem sobre o tema abordado em sala de aula no nosso blog estudantil (Projeto BLOG)
h) Explicação dos objetivos e proposta do Projeto BLOG CONTINENTAL CULTURAL
i) Pré Candidatura dos alunos às Eleições dos Líderes Culturais
j) Eleições Democráticas em sala de aula e explicação do texto citado na aula anterior
k) DEBATE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA ARTE ATRAVÉS DO CORPO NA HISTÓRIA DA ARTE

• Março
a) APRESENTAÇÃO DOS “CADERNOS DO ALUNO” e debate sobre sua importância como uma das referências teóricas em ARTE.
b) ATIVIDADE DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 1 – Novos suportes na Materialidade da arte
c) O corpo como possibilidade de representações cênicas e gráficas – Aula teórica
d) O corpo e sua gestualidade – Aula prática de pantomima
e) Exercício de Artes “CADERNO DO ALUNO VOLUME 1” páginas 05, 06, 07 e 08
f) Quadro Vivo – Jogo Teatral em sala de aula
g) Explicação do que é o projeto “Andanças e seus desenhos corporais”
h) Exibição do vídeo educativo “CAIXA PRETA” sobre os elementos teatrais
i) Visita ao Teatro Sérgio Cardoso para apreciação do espetáculo de Dança/Teatro BALLO
j) Debate sobre o espetáculo assistido
k) A luz incidindo no corpo – Aula Prática com auxílio de um strobo. Sombras e gestos.

• Abril
a) O grafitti como desenho urbano – Aula prática e demonstrativa
b) Texto de referência sobre a arte de rua (também postado no nosso blog estudantil)
c) Poesia “DARKEN” de autoria do professor sobre a diversidade étnica do Brasil.
d) Jogo teatral Verbal em sala de aula – Composição Cênica
e) FÓRUM-DEBATE – homenagem ao teatrólogo Augusto Boal (falecido em Abril 2009)
f) Exibição do curta metragem “WE ROCK” desenho de animação (NARRATIVA DE ANIMAÇÃO)
g) Exercício de Artes Plásticas do “CADERNO DO ALUNO VOLUME 1” da página 15 a 26
h) O CORPO COMO UM DESENHO NO ESPAÇO (Explicação do professor)
i) Explicação do projeto “U.É.? Unidades Estéticas – O desenho em suportes não convencionais”
j) Debates sobre os temas e os materiais utilizados em cada obra.
k) Produção das obras coletivas de arte contemporânea
l) Montagem das obras no espaço expositivo – CURADORIA ARTÍSTICA DOS ESTUDANTES
m) Recuperação Paralela – Bate-papo com o professor individual sobre as dificuldades apresentadas

2º BIMESTRE

• MAIO

a) VISITAÇÃO A EXPOSIÇÃO “ERA UMA VEZ...” NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
b) Dinâmica reflexiva em sala de aula (Qual é o meu papel na escola???)
c) Estudos do “CADERNO DO ALUNO VOLUME 2” O que penso sobre arte? Páginas 03 a 15
d) A Narrativa através das linguagens artísticas (texto)
e) Explicação do Texto e debate
f) Formas Animadas – Animação e Teatro de Bonecos (Leitura e apreciação)
g) Experimentação em sala de aula “LINHA IMAGINÁRIA” apoiado no CADERNO DO ALUNO.
h) Exercício prático no caderno de Artes “Colagens de imagens distintas para criação de narrativa”
i) Avaliação Pessoal de Rendimento Escolar - texto referente o 1º bimestre
j) Montagem da Exposição Fotográfica “Arte Gleba” nos corredores da escola
k) Visitação e monitoria do professor e seus alunos aos colegas de outras turmas em nossa exposição
l) Exibição do Longa Metragem “O garoto” de Charlie Chaplin
m) Debate sobre o filme assistido e sugestões dos alunos para atividades práticas – cenas curtas
n) Improvisações em sala de aula inspiradas no filme
o) Avaliação Reflexiva com abordagem estética (14 questões impressas)

• JUNHO
a) O corpo como possibilidade de representações cênicas e gráficas – Aula teórica
b) O corpo e sua gestualidade – Aula prática de pantomima
c) Quadro Vivo – Jogo Teatral em sala de aula
d) Explicação do que é o projeto “Andanças e seus desenhos corporais”
e) Exibição do vídeo educativo “CAIXA PRETA” sobre os elementos teatrais
f) Visita ao Teatro Sérgio Cardoso para apreciação do espetáculo de Dança/Teatro BALLO
g) Debate sobre o espetáculo assistido
h) A luz incidindo no corpo – Aula Prática com auxílio de um strobo. Sombras e gestos.
i) NUTRIÇÃO ESTÉTICA – apoiado no CADERNO DO ALUNO VOLUME 2

• JULHO
a) Revisão do Conteúdos – 02 aulas exclusivas para reforço aos conteúdos estudados
b) Jogos Teatrais em sala de aula.
c) Leitura e Debate da Página 26 do “Caderno do aluno – Volume 2”
d) A percussão na sala de aula – O ritmo, a cadência, o equilíbrio, o compasso... Aula prática
e) Abordagens do “Caderno do Aluno – volume II” CAPOEIRA, HIP HOP, DANÇA CONTEMPORÂNEA
f) Auto Avaliação com todos os alunos presentes
g) Revisão e Recuperação Paralela dos temas apresentados no “Caderno do Aluno – Volume 1”
h) Avaliação de Rendimento Escolar – texto referente o 2º bimestre
i) Montagem e Exposição do Grande Painel Coletivo “Atchim”
j) Criação do Painel Gigante – Uma reflexão da Gripe Suína

3º BIMESTRE

• AGOSTO

a) Novas Eleições dos Líderes Culturais
b) Debates sobre o que é liderança cultural e para que servem as reuniões, pautas, estratégias e eventos do projeto.
c) Leitura do Texto “A arte de Jackson Pollock”
d) A fotografia como linguagem visual – Explicação do professor.
e) Exercícios do Caderno do Aluno – volume 3 – O QUE PENSO SOBRE ARTE E EXPERIMENTAÇÃO CORPORAL
f) Iniciação do projeto “DOCUMENTÁRIOS” trabalho em grupo “O que penso sobre arte???”

• SETEMBRO
a) A IMPORTÂNCIA DO TEATRO COMO OBRA DE ARTE – Debate em sala de aula
b) O acaso no teatro – Cenas improvisadas
c) Exibição do Vídeo “PERFORMANCES DE RUA” da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário
d) Debates sobre as intervenções assistidas nos vídeos
e) O acaso nas Artes Plásticas – Exercício da Apostila
f) Produção das imagens com nankin e barbante
g) “LIVRO PESSOA" Exercício de Transposições Artísticas, onde você é o conteúdo para sua arte...
h) PROJETO PLAYCÊNTRICOS MOMENTOS – Caracterização de Personagens
i) Desfecho do projeto nas noites do terror do playcenter.
j) Projeto da Rádio – Explicação e proposta de pesquisa
k) Experimentações sonoras em sala de aula
l) Apresentação dos trabalhos em formatos diferentes
m) O acaso na criação artística – Aula teórica e texto no nosso blog estudantil
n) Montagem da obra coletiva “A ÁRVORE DO ACASO”
o) Produção das imagens com nankin e barbante


Conteúdo Programático da Reposição de Aulas aos Sábados
(Conforme projeto entregue a Coordenação da U.E.)


• Pesquisa na internet (com laptop emprestado) sobre MODA URBANA
• Ensaios Teatrais – Tema abordado – Consciência Negra
• Ensaios do Desfile
• Apreciação de Imagens dos seguintes artistas: Hélio Oiticicca e Varejão
• Performance com alunos envolvidos no projeto pelos corredores da escola.

4º BIMESTRE

• OUTUBRO

a) Exibição do Documentário “Vida de Bailarino” da São Paulo Cia de Dança
b) Visitação ao Teatro Alfa para apreciar o espetáculo “PASSANOITE”
c) Leitura do texto de apoio do “Caderno do Aluno volume 3” arte e espaço
d) Texto de referência sobre a arte de rua (também postado no nosso blog estudantil)
e) Experimentação poética – O teatro imaginário (ddinâmica com recursos visuais - máquina de fumaça na sala de vídeo)
f) A fotografia como linguagem visual – aula teórica
g) A fotografia como linguagem visual – aula PRÁTICA embasada no Caderno do Aluno Volume III
h) O grafitti como desenho urbano – Aula prática e demonstrativa
i) Montagem das obras no espaço expositivo – CURADORIA ARTÍSTICA DOS ESTUDANTES
j) Debates sobre os temas e os materiais utilizados em cada obra
k) Produção das obras coletivas de arte contemporânea

• NOVEMBRO

a) Exibição do Longa Metragem “Jackson Pollock” sobre expressionismo abstrato
b) Discussão sobre criações abstratas – Abstraindo a partir de um tema.
c) Aula Prática – Pintura abstrata (produções de telas com essa temática)
d) Continuação da aula de pintura
e) Apreciação das obras exibidas no “CADERNOS DO ALUNO – VOLUME 3”
f) Montagem dos grupos para confecções do projeto “CONTINENTAL FASHION WEEK”
g) Aula exclusiva para reunião dos grupos para o desfile
h) Montagem do cenário para o evento “MARATONA CULTURAL”
i) Desfile das roupas produzidas NO ULTIMO DIA DE REPOSIÇÃO AOS SÁBADOS

• DEZEMBRO

a) Auto Avaliação em dinâmica de Grupo com todos alunos da classe (Julgamento discente)
b) Avaliação Pessoal de Rendimento Escolar (Relatório das atividades)
c) A arte no tempo e no espaço (História da arte) Aula teórica
d) Atualizações do nosso blog estudantil artístico CONTINENTAL CULTURAL
e) Leitura do Texto escrito especialmente aos alunos do Gleba (aula teatral)
f) Jogo teatral – Oratória no teatro
g) Apreciação de imagens e contextualização do Caderno do Aluno – Volume 3
h) Curadoria da ultima exposição do ano “ARTE GLEBA” no hall de entrada da Secretaria.
i)

Conteúdo Programático da Reposição de Aulas aos Sábados
(Conforme projeto entregue a Coordenação da U.E.)


• Abordagens do padrões estéticos juvenis – Debates em sala de aula
• Avaliação do evento (alunos) Oratória e debate
• O que é moda pra você? Redação
• Ensaios do Projeto CONTINENTAL FASHION WEEK
• Apresentação do evento MARATONA CULTURAL


Avalie, comente e adicione nosso blog estudantil, coletivo, artístico e cultural...

Comentários

PALAVRAS NENHUMAS SÃO CAPAZES DE EXPRESSAR O QUE A VIVÊNCIA NOS TROUXE!!! MAS VALE COMO REGISTRO FORMAL DE UMA PARTE DA NOSSA ARTE!!!!

MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES