POR QUE SE CHAMA CULTURA?

HOJE TIVEMOS UM DEBATE MUITO PRODUTIVO NAS 7ªS SÉRIES A RESPEITO DO QUE É CULTURA; FIQUEI MUITO FELIZ PELO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS (não é Jonnys...rsrs).


DIANTE DE VÁRIAS ABORDAGENS DOS ALUNOS QUANTO CULTURAS POPULAR, DE MASSA E ERUDITA; UMA PERGUNTA (***sugerida anteriormente pelo Profº Yuri) FOI BASTANTE DISCUTIDA:

POR QUE A REDE CULTURA DE TELEVISÃO É CONSIDERADA UMA EMISSORA PRODUTORA DE CULTURA E AS OUTRAS NÃO???


Será que pelos seus programas educativos??? Por não ser um canal totalmente comercial???

Dentre as minhas pesquisas pela internet descubri um texto interessante de uma aluna do 2º ano do Ensino Médio da ESCOLA DA VILA (Escola em SP) por isso estou postando logo a baixo o que ela escreveu e ao final indico o site do colégio que há outros textos de alunos. EM BREVE POSTAREI OS TEXTOS DE VOCÊS TAMBÉM!!!

Cultura de Massa e Indústria Cultural -Marília Takahashi, estudante do 2º EM da Escola da Vila.

Considerando este ponto, podemos dizer que a presença do aparelho de tevê no cotidiano das pessoas é tão forte que muitos pensam que a televisão é o único lazer da população. Além da tevê, a ainda escuta de rádio AM e FM, a leitura de jornais, revistas, escuta de discos, ou seja, um lazer financiado pela publicidade comercial que usualmente se designa como industria cultural. Com isso, uma outra suspeita de que lazer é todo voltado para o consumo ou para atividade que levam ao consumo.Os estudos de orçamento-tempo, mostraram que, efetivamente, quase a metade do tempo livre de nossa população é gasta com um lazer produzido pela indústria cultural, vindo principalmente da televisão, seguida de longe pelo rádio e, mais de longe ainda, pelos livros, discos, jornais e revistas.

VEJA TAMBÉM

2 comentários