VIVA-VOZ * FALA GALERA!

ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE COMPARTILHAMENTO DE CONTEÚDOS VIRTUAIS CRIADOS PELOS ESTUDANTES TANTO EM SALA DE AULA QUANTO FORA DELA.
NÃO É APENAS NA ESCOLA QUE DESENVOLVEMOS RELAÇÕES DE APRENDIZADO; POR ISSO ESSE ESPAÇO É UMA CELEBRAÇÃO DESSA JUVENTUDE QUE TANTO ACREDITO, DEFENDO E VALORIZO!!! Professor Tiago Ortaet 




PROJETO LÍDERES CULTURAIS - DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DENTRO DA SALA DE AULA - PROJETO DO PROFESSOR TIAGO ORTAET 2009 - 2016

COMUNICADO IMPORTANTE  - PREZADOS SENHORES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS


Assunto: Seu filho eleito como Líder Cultural

Em nossa escola é desenvolvido desde o ano passado o projeto “BLOG CONTINENTAL CULTURAL” idealizado e coordenado pelo Professor de Artes, Tiago Ortaet. Esse projeto pretende dar autonomia aos estudantes para que eles possam ter atitudes perante seu próprio aprendizado, articulando a arte com demais disciplinas. O projeto também prevê em seu planejamento anual, a eleição dos “LÍDERES CULTURAIS” uma votação democrática realizada semestralmente em sala de aula para a escolha dos representantes da turma.

Esse comunicado tem a finalidade de lhe PARABENIZAR, informando que seu filho(a) , participou voluntariamente dessas eleições, colocando-se como candidato, propondo ações e foi eleito pela maioria dos estudantes como um LÍDER CULTURAL.

O que seu filho(a) ganha com isso?

Primeiramente ele ganhará experiência e um aprendizado significativo, qualidades que facilitarão futuramente sua inserção no mercado de trabalho. O estudante também se beneficiará por receber orientações do professor a respeito da importância de ser um LÍDER, de desenvolver uma POLÍTICA CULTURAL para a escola, participar dos principais eventos de arte promovidos pelo professor, ser um propositor na questão cultural, ser exemplo aos demais colegas, desenvolver um planejamento estratégico com a turma, enfim aprender a trabalhar em equipe.

O que a escola ganha com isso?

Nossa escola ganha alunos mais críticos, que exercem sua cidadania, que pensam as relações disciplinares e seus temas; sobretudo, a escola passa a ter um grupo dedicado a pensar a arte e a cultura; temas fundamentais para a educação cidadã, pois por traz desse tema central, existem diversos outros, como democracia, gestão, percepções, desenvolvimento, representatividade, etc.

Em cada encontro com a equipe será desenvolvida um pauta de ações e debates (do mesmo modo que aconteceu no ano anterior); essas pautas serão publicadas em nosso blog: www.continentalcultural.blogspot.com.

Para que possamos contar com a presença do seu filho(a) é necessário sua ciência, consentimento e autorização para que ele(a) exerça uma participação efetiva nas reuniões quinzenais que acontecerão na escola, sempre às quartas-feiras (das 12:30 às 14h)

Ressaltamos que o projeto foi autorizado pela direção e coordenação pedagógica escolar, mediante apresentação de projeto artístico-pedagógico.

Guarulhos, 24 de Março de 2010


Tiago Ortaet
Arte/Educador



CARTA AO GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO


Ao Senhor Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin

OFÍCIO: 06/2011

CONVITE OFICIAL PARA AULA INAUGURAL SOBRE LIDERANÇA E UMA POLÍTICA CULTURAL PARA A ESCOLA PUBLICA.

Conforme contato prévio com a Assessora do Palácio dos Bandeirantes, Sra. Heloísa Magalhães, na manhã de hoje, segue meu convite:

Sou Professor efetivo da rede publica estadual de ensino, atuante como Arte/Educador na Escola Estadual Parque Continental Gleba I, Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, situada na cidade de Guarulhos.
Hoje ao planejar minhas ações pedagógicas para o ano letivo de 2011, estava lendo o Jornal Folha de São Paulo e apreciei a matéria que registra nosso governador lecionando numa aula inaugural do Colégio Dante Alighieri, daí logo pensei: LECIONAR NUMA ESCOLA QUE ESTÁ NUMA REGIÃO NOBRE DA CIDADE, COM UMA RENDA PERCÁPITA DAS MAIS ALTAS DO PAÍS É INTERESSANTE, DESDE QUE ACEITE O CONVITE DE VISITAR ALGUMA ESCOLA DA PERIFERIA TAMBÉM.
Daí convido vossa senhoria para uma aula inaugural aos meus alunos da escola publica que são tamanhamente inteligentes e engajados com meus projetos de arte e cultura.

Há mais de cinco anos desenvolvo um complexo projeto de formação cultural e cidadã com meus alunos aos quais tenho tanto amor e estima. Esse projeto de vida estudantil a longo prazo se constitui numa série de ações que visam o empoderamento intelectual e atitudinal dos jovens da periferia de Guarulhos. São ao todo 2.200 estudantes matriculados.

Dentre as atividades temos as ELEIÇÕES DOS LÍDERES CULTURAIS que configura uma eleição democrática entre os estudantes que se candidatam para os cargos, afim de, se eleitos, desenvolverem uma política cultural para a escola e comunidade. Temos também um blog de arte na internet www.continentalcultural.blogspot.com sob o qual já participamos de Documentário no CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO MÁRIO COVAS em 2009, fomos finalistas do PRÊMIO ARTE NA ESCOLA CIDADÃ, selecionados para o I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA ÁFRICA e integramos a REDE DE PROJETISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO em 2010 pela relevância na aprendizagem dos alunos com o projeto. Também fomos aprovados pela comissão científica para exposição nos congressos mundiais de educação de CUBA E HUNGRIA em 2011.

Sugiro o dia 15 de Fevereiro de 2011 às 15h para essa ocasião especial, mas reitero que nosso desejo de recebê-lo é muito grande e que podemos nos ajustar a algum outro dia possível em sua agenda oficial.

Espero que o convite seja aceito. Até por que sera uma profunda CONTRADIÇÃO POLÍTICA a recusa.
Saudações respeitosas!

_________________________________
Professor Tiago Geraldo do Nascimento
Pseudônimo Artístico: Tiago Ortaet


MAIS LIDAS

PEÇA TEATRAL SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA - Professores: Mirian (Português) e Tiago (Arte)

O QUE É E PRA QUE SERVE UM CONSELHO ESCOLAR???

TEXTO "Tráfico Negreiro e Escravismo no Brasil I e II" da PROFESSORA ROSNEY ÀS 6ªs e 7ªs séries INTERDISCIPLINAR com ARTES